Eleições 2024: qual a diferença entre federação e coligação partidária?

Há duas formas de partidos políticos se unirem para disputar as Eleições Municipais de 2024, que ocorre em 6 de outubro: por meio de uma coligação ou de uma federação. Apesar de semelhantes, as duas formas de organização partidária têm diferenças importantes. O Diário te explica quais são. 

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), enquanto a coligação só vale para uma eleição específica, a federação tem duração mínima de quatro anos. A abrangência é outro fator determinante, pois a federação é nacional e a coligação pode ser apenas regional. A eleição de 2024 será o primeiro pleito municipal que contará com a participação das federações partidárias.

Outra diferença é que as coligações valem apenas para eleições majoritárias, já as federações partidárias podem apresentar concorrentes a todos os cargos, tanto nas eleições majoritárias quanto nas proporcionais.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Como a federação é organizada? 

A federação foi criada pela Lei nº 14.208/2021, e pode ser formada por dois ou mais partidos políticos dentro da abrangência nacional. A duração mínima é de quatro anos, mas o prazo final é indeterminado.

O objetivo da federação é reunir legendas com afinidade programática (de ideias), o que, muitas vezes, não ocorre nas coligações. A união, segundo o TRE, pode funcionar como um teste para eventual fusão ou incorporação.

Outro detalhe importante é que a federação vale tanto para as eleições majoritárias - Presidência da República, Senado Federal, governos de Estado ou prefeituras - quanto para as proporcionais - Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. 

Atualmente, o Brasil conta com três federações partidárias, que abrangem sete partidos, com validade até 2026. São elas: Federação Brasil da Esperança - inclui Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV); Federação PSDB Cidadania - inclui Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania (Cidadania); e a Federação PSol Rede - com Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e Rede Sustentabilidade (Rede).

Nas eleições municipais, por exemplo, a federação tem o peso de um único partido. Ou seja, no caso de Santa Maria, só pode indicar 22 candidatos a vereadores, independetemente de quantos partidos façam parte dela. 

E a coligação? 

Dois ou mais partidos podem se coligar para apresentar juntos candidatos para um pleito. Nas Eleições Municipais de 2024, elas serão permitidas apenas para o cargo de prefeito.

As coligações se extinguem automaticamente após o pleito eleitoral, embora possam ter abrangência municipal, estadual ou nacional.

Uma das vantagens da coligação é mais tempo de televisão e a possibilidade de receber verbas dos outros partidos integrantes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Tayline Manganeli

tayline.manganeli@diariosm.com.br

VÍDEO: avião cai e pega fogo causando a morte de 62 pessoas no interior de São Paulo Anterior

VÍDEO: avião cai e pega fogo causando a morte de 62 pessoas no interior de São Paulo

Órgãos federais no RS já podem aderir a atas de contratações emergenciais pós enchentes Próximo

Órgãos federais no RS já podem aderir a atas de contratações emergenciais pós enchentes

Geral